Notícia com credibilidade é na Top!

Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias

Política

Em MT

Mendes pede para Ibama autorizar obras no Portão do Inferno

Governador do Estado se reuniu com o presidente do Instituto, nesta terça-feira (02) em Brasília

Redação

03/04/2024 - 09:50

O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta terça-feira (02), em Brasília, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, para solicitar a autorização das obras que vão dar a solução definitiva no trecho conhecido como Portão do Inferno, na MT 251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. 

A população espera uma, duas ou até três horas devido a bloqueios causados pelas chuvas intensas

Mauro reforçou que as obras devem começar em caráter emergencial para evitar mais riscos no local e prejuízos à população de Chapada.

“A população espera uma, duas ou até três horas devido a bloqueios causados pelas chuvas intensas. Um exemplo disso foi um deslizamento de pedras recente, em que uma rocha de cerca de 30 quilos caiu de uma altura de 20 metros. Isso pode resultar em acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. Por isso, é crucial tomar as devidas precauções o mais breve possível”, argumentou.

Na semana passada, o governador assinou a ordem de serviço para a empresa realizar as intervenções no local. O início das obras depende apenas de autorização do Ibama e ICMBio, por se tratar de um território sob tutela do Governo Federal.  

"A previsão de execução dessa obra é em torno de 120 dias, a partir do início da obra, ou seja, é um prazo mais rápido. Qualquer outra solução teria tempo de execução três ou quatro vezes maior do que essa. Foi por isso que o Estado acabou escolhendo essa alternativa, que tem a melhor relação ambiental e prazo de execução”, explicou o governador. 

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que o instituto tem “todo o interesse” de resolver a situação o mais rapidamente possível e que ele próprio se encarregará de apresentar a proposta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

“Nós vamos fazer a análise da forma séria. Vamos cumprir com o nosso papel para dar uma solução em breve. Vamos encaminhar imediatamente o projeto ao ICMBio”, garantiu.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, reforçou o pedido de ajuda ao presidente e a celeridade do processo. “É uma cidade pequena, mas muito conhecida e com grande valor. Então queremos avançar nesse processo e, para isso, contamos com o Ibama”, disse. 
 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp