Notícia com credibilidade é na Top!

Segunda-feira, 15 de junho de 2026
informe o texto

Notícias

Política

Fraude de R$ 73 Mi

Governador de TO é afastado em operação da PF sobre desvio de emendas

Agentes investigam desvio de verba para compra de cestas básicas na pandemia

Folha Press

03/09/2025 - 09:12

O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi afastado do cargo em uma operação da Polícia Federal que investiga desvio de emendas parlamentares durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a PF, houve fraudes no fornecimento de cestas básicas e frango congelados comprados com essa verba. O prejuízo é estimado em R$ 73 milhões. O dinheiro teria sido usado para a aquisição de imóveis de luxo, compra de gado e despesas pessoais.

A assessoria do governador não se manifestou sobre o caso.

A operação e o afastamento do governador foram autorizados pelo ministro Mauro Campbell, do STJ (SuperiorTribunal de Justiça).
 
Foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão. Mais de 200 policiais foram mobilizados para a operação.

Esta foi a segunda fase da operação Fames-19, que investiga esses desvios. Em agosto de 2024, Barbosa já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão.

Enquete

Em qual dos pré-candidatos a Deputado Estadual pelo Norte Araguaia você votaria?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp