Notícia com credibilidade é na Top!

Terça-feira, 8 de julho de 2025
informe o texto

Notícias

Cidades MT

No Araguaia

Campinápolis tem dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Vigilância diz que monitora nove pessoas que tiveram contato com aves infectadas

Mídia News

13/06/2025 - 08:29

A Secretaria de Saúde de Campinápolis monitora ao menos nove pessoas que foram expostas a aves diagnosticadas com gripe aviária. Dentre os monitorados, duas pessoas estão com suspeita de contaminação.

A informação foi confirmada pela coordenadora da Vigilância em Saúde Municipal, Suelen Cequinel. Segundo ela, a possível infecção ocorreu por meio de contato direto ou indireto com as aves infectadas.

Diante da situação, a coordenadora informou que o protocolo de manejo clínico foi instaurado. Amostras foram coletadas das pessoas sob suspeita, e os casos seguem em investigação para confirmação ou descarte.

“Já foi iniciado todo o protocolo, todo o manejo clínico. Foi realizada a notificação, iniciado o tratamento, feita a coleta de amostras e, assim que os resultados forem divulgados, os casos serão classificados como confirmados ou descartados”, afirmou.

O monitoramento teve início após a confirmação, no último sábado (07), da contaminação de uma ave doméstica pelo vírus da gripe aviária H5N1, em uma granja de Campinápolis.

Diante da situação, o governador em exercício, Otaviano Pivetta, decretou, na última terça-feira (10), estado de emergência zoossanitária em Mato Grosso.

O decreto terá duração de 90 dias e autoriza a realização de compras emergenciais, o uso de suprimento de fundos e outras ações previstas na legislação.

Em sua última atualização, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou ter identificado um possível caso suspeito de gripe aviária em uma ave doméstica em Cuiabá.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp