Bombeiros do Núcleo de Confresa resgataram um tamanduá mirim na tarde de quarta-feira (23). O animal silvestre estava em uma unidade frigorifica do município, onde foi capturado até a chegada dos militares.
Uma ligação informou que um animal havia entrado no local, funcionários conseguiram trancar o tamanduá em um banheiro e improvisar uma gaiola. Com a chegada dos Bombeiros, o animal foi resgatado e levado para uma área de mata, onde foi solto.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a não realizar o manejo de animais silvestres sem o conhecimento técnico adequado, pois tal prática pode representar risco à integridade física tanto do animal quanto das pessoas envolvidas.
Em situações como essa, recomenda-se acionar imediatamente os órgãos competentes para a adoção dos procedimentos corretos e seguros.
Tamanduá mirim
O tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, tamanduá-colete, também chamado jaleco, mambira, melete, mixila, botelho ou caminha, é uma espécie de mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado desde Venezuela até Brasil.