Após a informação de que a Secretaria de Planejamento negou um pedido de instalação de uma faixa de pedestre elevada na Avenida Industrial (saída para o Xingu), vir a público, a Prefeitura de Confresa emitiu uma nota à imprensa, afirmando que a decisão foi de ordem técnica. (Confira a
nota na íntegra)
A indicação feita por um vereador, apontava a necessidade da construção de uma faixa elevada na localidade, mais especificamente, no trecho que dá acesso à Avenida Aloisio Babinski, em função do intenso fluxo de alunos que usam o ponto para ter acesso a Escola Militar Tiradentes.
Segundo a Prefeitura de Confresa, engenheiros da secretaria de planejamento apontaram que a instalação da “faixa, nos termos requeridos, não atende as normas técnicas”, por não haver no local meio fio e calçadas, requisitos que seriam necessários para instalar a faixa.
Ainda de acordo com nota, em uma reunião realizada com representantes da PM, CBM, direção da Escola Militar e pais de alunos, no início desse mês, ficou decidido que será implantada “uma rota alternativa, onde será instalada uma faixa elevada de pedestres que cumpre todas as exigências técnicas”. A faixa será feita próximo a própria secretaria de planejamento.
A nota também informa que serão implantados redutores de velocidade tipo “tachão” no trecho que dá acesso à Avenida Aloisio Babinski, promovendo maior segurança para pedestres e condutores.
No posicionamento oficial, foi destacado ainda que a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Trânsito trabalham para atender as necessidades das unidades de ensino quando o assunto é sinalização e acessibilidade.