Notícia com credibilidade é na Top!

Sábado, 19 de abril de 2025
informe o texto

Notícias

Polícia

Facções no Poder

Operação desarticula outro esquema de extorsão em MT

Somente na quinta-feira Polícia Civil e Gaeco realizaram três ações contra este tipo de crime

Redação

21/03/2025 - 10:34

A Polícia Civil deflagrou na quinta-feira (20) a Operação Safe Trade, para desarticular uma facção criminosa que estava extorquindo empresários e comerciantes da cidade.

A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da cidade. 

Foi a terceira operação deflagrada em Mato Grosso, no mesmo dia, contra criminosos que extorquiam empresários. Em Cuiabá, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Polícia Civil prenderam criminosos que ameaçavam vendedores de água mineral.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Núcleo de Inquérito Policial (Nipo) de Mato Grosso.

As investigações apontaram que os membros da facção vinham extorquindo os empresários e comerciantes locais para adquirirem produtos fornecidos por eles ou pagarem uma tarifa sobre os produtos comercializados de outras origens.

Além disso, as vítimas também estavam sendo obrigadas a pagar uma taxa de segurança para que não houvessem furtos em seus estabelecimentos.

O delegado titular da unidade, Nelder Martins Pereira, frisou que as investigações continuam, assim como o combate às facções criminosas no Estado.

“Ações como a Operação Safe Trade são uma das diretrizes da diretoria atual, visando combater e reprimir as práticas de facções criminosas do Estado, e com o objetivo maior de devolver a sensação de segurança ao cidadão trabalhador por meio das ações policiais”, afirmou.

O delegado adjunto Joaquim Leitão Júnior destaca que esta é uma medida que contempla o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

"É uma operação de puro sangue da Polícia Civil de Mato Grosso, denominada Safe Trade, que nada mais é do que o comércio seguro local. Uma operação para combater os crimes patrimoniais que sustentam e financiam as ações do crime organizado", reforçou o delegado

Dois celulares foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados, que serão analisados e auxiliarão na investigação.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp