A Polícia Militar de Vila Rica divulgou um vídeo em suas redes sociais, onde explica e orienta como agir com golpistas que se passavam por faccionados e tentam extorquir valores.
O golpe do “falso faccionado” é uma prática comum nos grandes centros e migrou para o interior.
O soldado PM Romário explica que o criminoso entrará em contato e passando informações sobre seu empreendimento ou familiares, alegando ser membro de organização criminosa, ele exigirá valores para manter tudo na “ordem”.
A Polícia Militar orienta que ao receber uma ligação com essas características, que não seja feita nenhuma transferência bancária e que o cidadão procure uma unidade policial mais próxima. Geralmente o golpista tem informações coletadas de redes sociais, e assim passa a amedrontar e ameaçar as vítimas.
Fique atento a essa modalidade de golpe, e qualquer dúvida procure a polícia.
Golpe
Recebeu uma ligação ou mensagem no WhatsApp de alguém que sabe seu nome completo, onde mora e trabalha? Pode ser um golpista se passando por membro do CV ou PCC! Eles usam essas informações, que podem ser obtidas nas suas redes sociais ou em vazamentos de dados, para te ameaçar e exigir um PIX.
Dicas para se proteger:
● Desconfie sempre se algo parecer suspeito, bloqueie o número imediatamente!
● Se você caiu no golpe, não hesite em fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
10° Comando Regional - Vila Rica está atento a esses casos. Compartilhe essa informação e ajude a proteger seus amigos e familiares!