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Ao lado de Fávaro, ministro anuncia avanço para início da pavimentação de trechos das BRs 158 e 242

De acordo com Renan, serão mais 90 Km de BR-158 e 100 Km da BR-242

Olhar Direto

22/02/2024 - 08:51

Ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), o comandante do Ministério dos Transportes, Renan Filho, anunciou que em breve o governo federal irá assinar ordem de serviço para início da pavimentação de mais trechos das rodovias 158 e 242, no Vale do Araguaia.

De acordo com Renan, serão mais 90 Km de BR-158 e 100 Km da BR-242. Para a liberação, foi necessária a mudança no traçado e diálogo com alguns órgãos, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

"Resolvemos com a Funai, retiramos da área de caverna, então, sem influência do Iphan e isso vai permitir, assim que o órgão ambiental der a licença. Já reunimos todos os documentos necessários e estamos aguardando apenas a liberação do órgão oficial, assim, já vamos ter condição de dar a ordem de serviço para mais 90 Km da BR-158 e 100 Km da BR-242. Só com essas obras o investimento será entre R$ 600 milhões a R$ 800 milhões", afirmou.

BR-158

Em setembro, Fávaro e Renan estiveram em Mato Grosso para assinatura da ordem de serviço para início da implantação e da pavimentação de trecho da rodovia BR-158, no Vale do Araguaia. Inicialmente serão pavimentados 12 quilômetros da rodovia com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

A BR-158 é considerada um importante corredor logístico que escoa a produção mato-grossense para o restante do país, além de melhorar os deslocamentos da população. Pela rodovia passa produção de soja, milho e algodão que são exportados para o mercado internacional.

A autorização para o início da obra foi possível com a renovação da Licença de Instalação, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e com recursos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Esperada por décadas pela população do Vale do Araguaia, em especial pelos produtores rurais, ao todo a obra vai asfaltar cerca de 195 km em um contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso. São dois lotes de obras, sendo um com 94 km e outro com pouco mais de 101 km. Estima-se que passem pelo trecho completo a ser pavimentado cerca de 2 mil veículos diariamente.

BR-242

Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a obra está dividida em três lotes para a pavimentação de 305 quilômetros entre os municípios de Santiago do Norte e Querência. A rodovia liga a BR-163 à BR-158, dois dos mais importantes corredores de escoamento da safra brasileira.

Para início das obras de pavimentação dos trechos, são necessárias a conclusão do Licenciamento Ambiental e dos estudos de componente indígena, já que os trechos dos lotes B e C, que passam por Gaúcha do Norte e Querência, possuem interferência de terra indígena (área de abrangência), passando ao sul do Parque do Xingu.

As propostas de traçados alternativos para a BR-242 estudaram contornos que desviem da área de abrangência de território indígena.

Além do escoamento da safra, a obra é importante para o transporte escolar, de pacientes e o deslocamento das pessoas da região. Assim, o estudo de traçados alternativos leva em consideração um sistema interligado de rodovias municipais e substituição de pontes de madeira, que permitirão um fluxo mais eficiente.

Ao todo, a BR-242 tem 2311,7 quilômetros de extensão que vão da Bahia até Mato Grosso. Com a ligação às BRs 163 e 158, é também uma alternativa importante para o escoamento da produção tanto pelos portos do arco norte, quanto do arco sul, garantindo mais competitividade à região que é considerada a nova fronteira agrícola do país.
 
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