Notícia com credibilidade é na Top!

Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias

Educação

ENEM

Seduc orienta estudantes sobre prova de língua estrangeira

“Diferente de uma prova de decoreba, o Enem avalia as habilidades intelectuais dos candidatos”, diz o professor de Inglês Bruno Seolin

Redação

16/10/2023 - 08:23

Nos dias 05 e 12 de novembro, mais de 30,3 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há menos de um mês para a prova, que é critério de seleção para o ingresso dos alunos no ensino superior, o gestor Educacional da Política Pública de Línguas Estrangeiras da Seduc-MT, professor Bruno Seolin, alerta para alguns cuidados na hora da prova.

“Diferente de uma prova de decoreba, o Enem avalia as habilidades intelectuais dos candidatos, com foco na interpretação de texto, argumentação e resolução de situações-problema”, explica.

Segundo ele, a única habilidade cobrada nos componentes de língua inglesa e língua espanhola no Enem é a interpretação de texto.

“Os estudantes devem praticar bastante essa habilidade antes da prova, tanto em português quanto em outros idiomas”, orienta.

Para o professor, dentro da interpretação textual em qualquer idioma, é essencial familiarizar-se com aspectos textuais, como tipos textuais, funções da linguagem, intertextualidade, figuras de linguagem e variação linguística. Esses conhecimentos são fundamentais para responder questões em português, inglês, espanhol ou qualquer outro idioma.

Outra recomendação feita por ele é começar aprendendo em português e, em seguida, aplicar as mesmas estratégias em outros idiomas. Alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas são o “skimming” (leitura rápida para obter uma visão geral do texto) e o “scanning” (leitura rápida para localizar informações específicas).

“Um exemplo de questão que esteve presente na prova do Enem no componente curricular de língua inglesa foi aquela que envolvia o gênero textual música. Além do conhecimento de interpretação textual, essa questão exigia o uso da técnica de scanning para localizar informações específicas no texto”, completa.

Nesse contexto, é fundamental que os estudantes se preparem adequadamente para a prova de inglês do Enem, dedicando tempo para a prática da interpretação de texto e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

“Com uma preparação sólida, os candidatos estarão mais preparados para enfrentar os desafios da prova e obter um bom desempenho”, finaliza.

O Enem

O Enem é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para o ingresso no ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp