Notícia com credibilidade é na Top!

Quarta-feira, 19 de junho de 2024
informe o texto

Notícias

Confresa

Saúde

Confresa realiza Dia D com testes rápidos em alusão ao Dezembro Vermelho

Serão ofertadas consultas médicas e testes rápidos durante todo o dia 1º de dezembro no Camilão

Redação

23/11/2022 - 08:59

A prefeitura Confresa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na quinta-feira, dia 1 de dezembro, um Dia D de prevenção contra o vírus HIV, causador da AIDS.

Durante todo o dia, equipes de saúde estarão na Praça do Camilão, zona central de Confresa, realizando testes rápidos e consultas médicas para os moradores do município.

A campanha é essencial para o combate à Aids, uma vez que a medida ajuda na conscientização da população em relação ao vírus e a doença, divulgando informações importantes sobre os métodos de prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Para participar, basta comparecer a qualquer hora do dia 1º no Camilão munido de documentos pessoais e cartão do SUS.

Dezembro vermelho:

O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei n.º 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O HIV e a AIDS:

Aids e HIV são diferentes. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que causa a Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Saber suas diferenças, como prevenir e como diagnosticar são passos essenciais para o início de um tratamento precoce. 

O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) tem como particularidade infectar os linfócitos, chamados de CD4. Nós temos vários tipos de linfócitos, as células brancas de defesa do nosso organismo, e, nesse caso, o vírus do HIV infecta os linfócitos CD4.

A AIDS é uma sigla para a síndrome da imunodeficiência adquirida, a qual é a doença causada pelo vírus HIV.

HIV é o vírus, o agente etiológico. Existem pessoas que são portadoras do vírus, ou seja, estão infectados pelo HIV, mas não apresentam sinais clínicos de doença. Geralmente se trata da fase de latência, não apresentando sintomas. 

Já a AIDS é a doença causada pelo vírus HIV. Atualmente, ocorre especialmente quando não há reconhecimento precoce da infecção, os seja, não é feito o diagnóstico. A AIDS apresenta sinais e sintomas variados decorrentes do comprometimento da imunidade.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp