Notícia com credibilidade é na Top!

Quarta-feira, 19 de junho de 2024
informe o texto

Notícias

Confresa

Confresa

​Justiça suspende greve e determina o retorno imediato dos ACS e ACE ao trabalho

Foi fixada uma multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento

Redação

27/09/2022 - 09:02

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu a greve e determinou que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) voltem aos seus postos de trabalho imediatamente. A medida liminar foi divulgada na segunda-feira (26).

Segundo a decisão, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Confresa – SISPUMCONF – deflagrou a greve no dia 20 de setembro, solicitando que seja realizado um reajuste no plano de carreira dos profissionais de acordo com o novo salário.

Contudo, o judiciário suspendeu a paralisação pois não foi apresentado um plano de trabalho com, pelo menos, 30% das atividades segundo realizadas durante o período de greve, como previsto em lei. Além do mais, a “situação gera transtornos no atendimento aos usuários do SUS que necessitam de direcionamento nas Unidades Básicas de Saúde, bem como suspende as programações pré-definidas de vacinação, inclusive as de grande relevância, em clara violação ao direito fundamental à vida e à saúde da população, esbarrando no princípio universal da dignidade da pessoa humana”, diz um trecho do despacho.

A relatora do caso, Desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos determinou o retorno imediato dos profissionais às suas atividades sob pena de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

O Governo de Confresa reajustou os salários dos servidores do mês de agosto deste ano e pagou, inclusive, os valores retroativos aos meses anteriores. Além do mais, direitos como Registro Geral Anual (RGA) seguem em dia de acordo com a legislação vigente.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp