Notícia com credibilidade é na Top!

Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias

Norte Araguaia

Modernização

Comarca de Vila Rica aprova a utilização do Juízo 100% Digital

O Juízo 100% Digital possibilita à população, principalmente aos residentes de locais mais afastados, participar de audiências ou de intimações do Judiciário estadual de forma virtual

Redação

29/06/2022 - 08:24

Levar Justiça aos lugares mais remotos com o auxílio da tecnologia. O Juízo 100% Digital possibilita à população, principalmente aos residentes de locais mais afastados, participar de audiências ou de intimações do Judiciário estadual de forma virtual, sem a necessidade de deslocamento até o fórum da Comarca.

Com pouco mais de um ano de funcionamento no Estado, iniciado em novembro de 2020, a modalidade de comunicação virtual adotada pelo Poder Judiciário demonstra a relevância da utilização da tecnologia como ferramenta de apoio à Justiça e trouxe mais celeridade ao andamento processual e à prestação jurisdicional em Mato Grosso.

Na Comarca de Vila Rica, a mais de 1.300 km de Cuiabá, a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ana Maria Fernandes de Souza, ressaltou a importância da utilização da ferramenta, pois o modelo possibilitou a realização de audiências enquanto o atendimento presencial estava suspenso nos fóruns do Estado.

“O Juízo 100% Digital foi fundamental durante a pandemia. Sem ele, não seria possível mantermos o andamento das audiências e das conciliações. Além disso, a nossa Comarca abrange os municípios de Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha e muitas pessoas residem na área rural, o que facilitou muito com a comunicação digital”, salienta a servidora.

A gestora judiciária da Comarca citou como exemplo um divórcio realizado com sucesso na Comarca, em que o esposo morava na Espanha e a esposa no Brasil. Com o Juízo 100% Digital, a servidora destacou que foi possível realizar o rompimento legal do vínculo de casamento civil sem que a parte precisasse vir ao país para participar da audiência.

Em Colniza, município localizado a 1.065 km da Capital, o Juízo 100% Digital também vem transformando a realidade dos servidores e jurisdicionados da Comarca. O gestor judiciário da Vara Única, Neverton Aparecido Gossler Lima, afirma que já trabalhou na área de Tecnologia da Informação e que, ao saber da implantação do modelo de comunicação, já esperava que as mudanças fossem benéficas.

O servidor enfatizou que com poucos oficiais de justiça na Comarca a ferramenta é essencial para o cumprimento das intimações. “A importância é muito grande, devido a grande extensão territorial do nosso município. O Juízo 100% Digital veio para acelerar todo o trâmite, pois há intimação, a audiência, e então os processos entram rapidamente e logo já são resolvidos.”

Os operadores do Direito também aprovam a utilização da tecnologia como meio de comunicação no Judiciário. O advogado e ouvidor geral adjunto da OAB-MT, Vinicius Kenji Tanaka, afirma que o Juízo 100% Digital demonstra o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a celeridade e eficiência para uma Justiça mais inclusiva no Estado. “A internet e a tecnologia fazem parte da realidade da população, então por que não utilizá-las para uma melhor prestação jurisdicional? Hoje, ao optar pelo modo de comunicação, além da agilidade em todo processo, economizamos tempo e custos para os nossos clientes. Então, foi uma ótima escolha do Judiciário. A sociedade e todos envolvidos direta ou indiretamente no meio jurídico só têm a ganhar.”
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp